10 dicas úteis para encontrar o imóvel do seu sonho

10 dicas úteis para encontrar o imóvel do seu sonho

10 dicas úteis para encontrar o imóvel do seu sonho

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Data Popular revelou que oito em cada dez famílias brasileiras estão pretendendo comprar o imóvel próprio nos próximos dois anos. Então, o que você receber de orientação provavelmente será o que outras milhões de pessoas, mais precisamente 7,9 milhões de compradores também vão receber. Nós reunimos 10 dicas dentre o universo de orientações e informações que vão ser muito úteis para você encontrar o imóvel dos seus sonhos.

1- Tenha uma boa entrada

Um bom corretor vai perguntar quanto você tem de entrada para financiar o imóvel, a não ser que você tenha todo o dinheiro para comprar à vista, ele vai ajudar você a encontrar o melhor financiamento.

Financiar o imóvel é a opção de mais de 80% dos compradores brasileiros. Por isso, você precisa ter em mente o valor que poderá separar de seu salário para investir numa poupança destinada para a entrada, em média 30% do valor do imóvel.

2- Tenha em mente quais são os planos para o imóvel

Essa pergunta não falta também. Por isso, o corretor vai querer saber de você o que planeja viver com esse imóvel para que sejam escolhidas opções que se encaixem no perfil. Por exemplo, se você vai ter um filho em breve o ideal é que encontre um imóvel de três quartos para já considerar a próxima gravidez, já que o imóvel é um investimento e, financiado, leva um tempinho para ser quitado.

Mas se você vai começar a vida a dois, um imóvel de dois quartos é suficiente para começar o investimento na família e não precisar ingressar em um imóvel de valor exorbitante para sua realidade.

3- Pergunte-se: localização faz diferença?

Saber o local onde quer morar vai afunilar ainda mais a pesquisa do corretor que poderá inclusive encurtar ainda mais a busca, levando você a entender o que será mais importante: localização ou preço?

Você vai poder perceber rapidamente que talvez um imóvel num bairro mais distante, mas com o valor mais inferior será uma boa para começar com a sua primeira aquisição imobiliária. E com isso, a rotina adaptada por um tempo seja suficiente para você dar conseguir juntar mais dinheiro e ainda deixar que o próprio tempo valorize esse imóvel para vendê-lo e usar o lucro na entrada do próximo imóvel.

Mas pode ser que você queira definitivamente investir em um imóvel que será definitivo para sua trajetória de vida, e vá possibilitar que você cumpra toda a agenda do dia, por estar próximo e com acesso rápido aos locais do cotidiano.

4- Tamanho é documento?

Talvez não será desse jeito a pergunta. Mas com certeza o corretor vai querer lhe trazer a real sobre o tamanho dos imóveis principalmente os mais novos. Os empreendimentos estão cada vez mais compactos, econômicos e descartáveis. Como assim? As construtoras têm adotado padrões populares de apartamentos e casas em série, para ganhar mais imóveis em um mesmo empreendimento.

E se a capacidade máxima do lote e do projeto está sendo usado, obviamente eles vão utilizar um acabamento e revestimento que também seja feito em série, o que torna o imóvel um local mais funcional do que detalhadamente um lugar criado só para você. Os corretores precisam “se virar nos trinta” para que encontrem detalhes e peculiaridades do imóvel para que lhe sejam interessante.

E para não serem desonestos ou mentirosos, buscam valorizar com honestidade os pontos fortes do imóvel, nem que seja somente o valor que está sendo cobrado. Se o tamanho é algo que faz diferença para você, deixe bem claro logo no início.

5- Pense em uma média de preços

Antes de tudo, ser realista consigo mesmo é o primeiro passo. E o corretor de imóveis vai ajudar você a colocar as contas no papel e calcular um valor que seja possível de ser praticado nessa sua transação. Até porque é interesse dele que você tenha esse dinheiro para de fato efetuar a compra, tendo seus créditos aprovados e comprovados, inclusive para dar a ele a comissão.

É importante lembrar que não é somente o valor do imóvel que será gasto, você terá que pagar taxas e outros gastos com documentação que pode representar cerca de 4% do valor do imóvel.

6- Vamos marcar as visitas?

O interesse do corretor de imóveis é vender, então ele vai trazer a você o máximo de anúncios dentro do perfil que procura para que a sua procura não demore. De repente ele vai ter a sorte de vender logo o primeiro imóvel visitado por você, mas se isso não acontecer, ele não vai desistir.

Então, não se preocupe, faça as visitas que forem necessárias. Não se pressione ou se deixe pressionar, afinal, comprar um imóvel é uma das poucas escolhas decisivas e realmente importantes que fazemos ao longo de toda a vida.

7- Esse imóvel é excelente, vamos fechar?

Falando em pressão, pode ser que uma hora ou outra você sinta que o corretor quer se livrar de você, mas na verdade ele quer definir o processo de busca. E é comum que todo comprador tenha muitas dúvidas sobre o imóvel. Muitos na verdade não estão prontos para tomar a decisão de compra logo nas primeiras buscas.

Por isso, é importante que você tenha certeza desse passo e que para isso, tendo o perfil certo em sua mente, você selecione três opções para consultar seus parentes e amigos e ter respaldo para sua decisão.

8- Estou tentando o melhor preço com o proprietário

Essa é uma promessa que eles fazem, justamente para conseguir fechar o negócio e ter tanto comprador quanto proprietário felizes. Mas o desafio é muito maior do que o comprometimento, pois lidar com a oscilação dos preços e ainda o perfil do proprietário, muitas vezes nada amigável, não é fácil. Ter paciência e facilitar a barganha com uma boa entrada vai ajudar muito o seu corretor na hora de chorar um desconto.

9- Não se preocupe, estou sempre disponível

Não conseguir comprar, por algum motivo ou outro é comum. O corretor está acostumado a ouvir isso, e para ele o bom é que você conte sempre com ele. Por isso, você pode ganhar um novo amigo, e ter mais que uma informação de imóvel a venda, ter uma pessoa que conhece o seu perfil e sabe qual imóvel é ideal para você e ainda como agradá-lo com uma palavra amiga.

Muitas vezes o corretor é psicólogo, amigos, parente e solucionador de conflitos, pois, trabalhar com pessoas e com o sonho da casa própria é lidar com sentimentos, medos, desejos e hábitos que ele conhece bem.

10- Aqui está as suas chaves!

Essa sim é a melhor coisa que ele poderia falar, não é mesmo? O corretor de imóveis está em todo o processo de compra ao lado do cliente para tirar as dúvidas e ajudar o comprador a não ser prejudicado por conta de tanta informação e burocracia. Não poderia ficar de fora do momento mais esperado que é a entrega das chaves, e ele brinda com você a conquista, que também é dele.

Nesse momento, você já vai ter passado por todo o desafio da papelada, dos gastos e das assinaturas. O que mais vai estar em seu coração é o alívio e a expectativa de organizar os seus móveis, e a gratidão pelo serviço prestado pode decidir se você será sempre uma cliente fiel ao seu corretor, o que ele mais almeja em todo esse processo. Afinal, a sua indicação e confiança aumentam e bem a carteira de clientes do corretor o que significa para ele sucesso nas vendas!

Fonte: Imóvel Rápido

Conteúdos

Nosso Blog

5 Pontos importantes na busca por um novo lar
Benefícios de um Coworking integrado ao condomínio
/blog

Benefícios de um Coworking integrado ao condomínio

Ver completa
Como a Tecnologia está mudando o modo de viver
Conheça mais sobre o Guararapes
Conheça as melhores formas de aproveitar os espaço no apartamento
/blog

Conheça as melhores formas de aproveitar os espaço no apartamento

Ver completa
Passo a passo para fazer um investimento imobiliário
/blog

Passo a passo para fazer um investimento imobiliário

Ver completa

Conteúdos

Nosso Blog

5 Pontos importantes na busca por um novo lar
Benefícios de um Coworking integrado ao condomínio
/blog

Benefícios de um Coworking integrado ao condomínio

Ver completa
Como a Tecnologia está mudando o modo de viver
Conheça mais sobre o Guararapes
Conheça as melhores formas de aproveitar os espaço no apartamento
/blog

Conheça as melhores formas de aproveitar os espaço no apartamento

Ver completa
Passo a passo para fazer um investimento imobiliário
/blog

Passo a passo para fazer um investimento imobiliário

Ver completa
Entre em contato no whatsapp
Identifique-se e fale agora com a gente por WhatsApp:
Você é cliente ou corretor? Qual seu nome?
Qual seu e-mail?
Qual seu whatsapp?