Os acidentes domésticos mais comuns envolvem, com grande frequência, crianças e idosos.
Como esses imprevistos causam desde pequenos sustos o mais importante é agir de forma preventiva. Assim, para não ser surpreendido pelas circunstâncias, é fundamental buscar informações para aumentar a segurança no lar.
Continue a leitura e conheça, agora, 4 acidentes domésticos que ocorrem com muita frequência, veja o que fazer para preveni-los e como agir caso aconteçam.
1. Queda
Principais fatores de risco
Chão molhado, desníveis no piso, tapetes escorregadios e janelas desprotegidas são elementos que contribuem para as quedas.
Como prevenir
Uma maneira eficiente de reduzir a incidência de quedas consiste em eliminar desníveis no piso, bem como usar material antiderrapante nas áreas que geralmente ficam molhadas.
Barras de apoio, posicionadas próximas ao vaso sanitário e dentro do box, completam os itens de proteção ideais para o banheiro.
Já para ficar livre do risco próprio das janelas, o ideal é instalar redes de proteção resistentes a cortes.
Impedir o acesso de crianças pequenas às escadas e orientar as maiores quanto ao uso dessas estruturas é outra medida essencial
Como agir em caso de acidente
Verifique se há sangramento aparente. Se houver, pressione o local para estancá-lo. Movimente a vítima o menos possível e providencie socorro imediato.
2. Queimadura
Principais fatores de risco
A queimadura é um dos acidentes domésticos mais comuns e dolorosos e ocorre devido à presença de fogo, materiais quentes, incandescentes ou inflamáveis.
Como prevenir
Mantenha o fogão em ordem e use-o com atenção, principalmente quando manusear panela de pressão, óleo fervente e outros líquidos que podem derramar ou respingar.
Quanto às crianças, devem ser supervisionadas durante todo o tempo em que estiverem na cozinha e jamais devem ter acesso a álcool e a outras substâncias inflamáveis.
Como agir em caso de acidente
Lave o local queimado com água corrente e procure auxílio médico.
3. Choque elétrico
Principais fatores de risco
Contato com instalações ou aparelhos elétricos sem proteção adequada, presença de tomadas sobrecarregadas e fios desencapados no imóvel, bem como uso de aparelhos elétricos junto à água.
Como prevenir
Desligue a chave geral da residência antes de trocar lâmpadas e de instalar chuveiros e outros equipamentos elétricos. Isso é algo básico para evitar choques.
Em relação à segurança dos pequenos, é essencial providenciar protetores para as tomadas de todos os cômodos. Além disso, nunca deixe aparelhos elétricos abertos ou em funcionamento sem um adulto por perto.
Como agir em caso de acidente
Chame imediatamente o Corpo de Bombeiros.
4. Incêndio
Principais fatores de risco
Uso de benjamins ou “Ts” para conectar vários aparelhos elétricos à mesma tomada, cigarros acesos em ambientes fechados, panelas deixadas no fogo sem acompanhamento, velas acesas dentro de casa.
Como prevenir
Providencie tomadas em quantidade adequada à necessidade de uso. Essa é a melhor forma de minimizar o risco de incêndios provocados por sobrecargas e curtos-circuitos.
Usar fontes de calor com muito cuidado e contar com detectores de fumaça são outras medidas eficazes na prevenção dos problemas com fogo.
Como agir em caso de acidente
Em caso de incêndio é fundamental manter a calma e providenciar a saída de todos em direção a um local distante do perigo.
A relação entre os acidentes domésticos mais comuns e a segurança no lar é estreita, assim, o local mais seguro é aquele onde os riscos foram minimizados ou eliminados. Fique atento a tudo o que puder ser perigoso para você e sua família e faça escolhas que promovam o bem-estar e a tranquilidade de todos.
Agora que você já sabe quais são os acidentes domésticos mais comuns, que tal conhecer 5 dicas para evitar acidentes domésticos no banheiro?