Rodízios de carros e facilidade de aquisição de um novo automóvel são alguns dos motivos que levam as famílias a terem mais de um carro, o que exige também mais vagas de garagem. As vantagens de ter uma ou duas vagas a mais vão além da segurança e comodidade.
Em linhas gerais a falta de garagens e estacionamentos em algumas regiões, principalmente nas grandes cidades, podem representar uma valorização superior a 20% em relação a um apartamento nas mesmas características, mas que não ofereça vagas para veículos.
No post de hoje vamos elucidar alguns pontos relevantes sobre o tema e ajudá-lo na decisão de optar ou não pela vaga extra.
Porque optar?
Como mencionado, as vagas de garagem podem trazer mais segurança ao bem da família e valorizar o imóvel e, em caso de venda futura, seja do imóvel ou da vaga, o proprietário possivelmente não sairá perdendo. Números do Índice FipeZap mostram que houve um aumento médio de 0,57% nas 20 cidades pesquisadas. Parece pouco, mas não houve desvalorização em muitas regiões, o que já é um fator positivo na decisão.
Além disso, a popularização dos automóveis e a escassez de estacionamentos beneficiará quem tem interesse em vender o apartamento futuramente. A tendência é que as vagas extras continuem valorizando o bem, uma vez que não há melhorias no transporte público em muitas cidades, aumentando a exigência por vagas.
Se a família diminuir, vender um dos carros ou em qualquer outra situação, é possível alugar a vaga, gerando renda recorrente.
O que fazer quando não se tem vaga?
Quem não tem como optar por esse espaço extra tem duas alternativas: o aluguel de um espaço de um vizinho ou a mensalidade em um estacionamento privativo. O ideal é fazer os cálculos e avaliar se é mais interessante a vaga extra ou o valor mensal pago para deixar o veículo seguro.
O que levar em conta na escolha das vagas de garagem?
Na hora da escolha, é importante que você comece respondendo as seguintes perguntas:
- é segura?
- é monitorada?
- é coberta ou não?
- há cobranças extras se for coberta?
- qual a distância da vaga para o imóvel?
Vale ressaltar ainda, que é importante avaliar bem se as vagas de garagem tem o tamanho adequado para as necessidades da família e as dimensões do veículo. Elas não devem representar um incômodo, e sim uma facilidade para todos.
Resolvemos a suas dúvidas? Aproveite e leia também este post sobre os selos de qualidade para apartamentos.