Os custos de condomínio são parte importante da decisão de morar em um apartamento.
Vantagens como área de lazer, vagas reservadas de garagem e gás encanado. Benefícios como segurança, privacidade e certas comodidades têm seu custo. Tudo isso faz parte dos custos de condomínio, além de outras despesas fixas e variáveis de manutenção, conservação e reparos no prédio e áreas comuns.
Pagando à vista ou comprando seu apartamento financiado, o valor do condomínio será um compromisso permanente enquanto você for o proprietário do imóvel.
Entenda direitinho a cobrança de condomínio e prepare-se para assumir essa despesa.
O que são os custos de condomínio?
A taxa condominial é composta por despesas relacionadas aos serviços essenciais para o condomínio.
Custos fixos
Segurança, contas de água e energia da área comum, limpeza e folha de pagamento dos funcionários, incluindo INSS, FGTS, décimo terceiro, férias, benefícios e rescisão, além de tributos como o Imposto Sobre Serviço (ISS), são parte dos custos fixos do condomínio.
A conservação do prédio e das áreas comuns representa outra parte das despesas com manutenção dos elevadores, pintura e manutenção da fachada, manutenção das caixas d´água, serviços de jardinagem, manutenção de equipamentos da área de lazer, como piscina, academia, quadra, manutenção de antenas e interfones.
Além dos custos relacionados à manutenção e conservação do condomínio, os custos administrativos também são incluídos na conta, tais como: despesas com seguros, gastos com contabilidade, cartório, tarifas bancárias, correio e insumos como material de escritório e produtos de limpeza.
Custos eventuais
Eventualmente, ocorrem despesas inesperadas, mas necessárias. Esses são alguns dos custos eventuais que podem acrescidos ao valor do condomínio: substituição de mobiliário quebrado em áreas comuns e reparos.
Benfeitorias
Outro tipo de despesa eventual são as benfeitorias, ou seja, mudanças no condomínio para melhorar e ou valorizar o uso do espaço coletivo e ampliar a conveniência dos condôminos. Instalação ou troca de sistema de controle de acesso é um exemplo comum de benfeitoria.
Custos variáveis
O Fundo de Reserva é um valor cobrado mensalmente sobre o custo total do condomínio, com percentual de 10%. A finalidade dessa taxa é garantir recursos para o condomínio em casos de reparos emergências. Ele varia conforme o valor do condomínio, mês a mês.
Como é calculado o valor do condomínio?
O valor do condomínio está diretamente ligado ao valor do metro quadrado, ou seja, varia de uma região para outra e de acordo com o tamanho do imóvel.
Os custos do condomínio são divididos pela fração ideal do solo, assim, o custo total é dividido entre os condôminos com variação entre os apartamentos de dois ou três dormitórios, por exemplo.
O valor do condomínio costuma ser determinado em Convenção de Condomínio e, quanto mais unidades no edifício e mais prédios no condomínio, mais baixo é o valor cobrado de cada apartamento.
Por que você deve pagar o condomínio?
Além de prover a conservação para funcionamento do prédio, o pagamento da taxa condominial garante ao condômino o exercício dos seus principais direitos, como o voto em assembleias gerais e extraordinárias do condomínio.
Como se planejar para os custos de condomínio?
Embora o valor do condomínio seja um compromisso financeiro perene, é possível se preparar para esse custo com um planejamento financeiro inteligente, em três passos:
- Como parte da decisão de compra do apartamento é preciso analisar a sua situação financeira e avaliar se o valor estimado do condomínio vai caber no orçamento familiar;
- Faça um planejamento financeiro para investir tudo o que conseguir poupar. Assim, você consegue criar uma reserva para honrar o pagamento do condomínio e outras despesas em momentos difíceis, como perda ou redução da renda familiar;
- Mantenha o controle do orçamento doméstico, para garantir que a entrada e saída de recursos financeiros sejam suficientes para arcar com todas as despesas mensais, sem aperto.
O valor condomínio faz parte de um apartamento. Os custos de condomínio devem ser percebidos como um investimento, já que é um valor pago com bastante contrapartida: tranquilidade, conforto, segurança etc.
Gostou desse artigo sobre como se preparar para os custos de condomínio?
E você, está pensando em comprar um apartamento?