Casa ou apartamento? Na hora de escolher o imóvel ideal para você e para a sua família, é comum ter essa dúvida. Cada tipo de imóvel tem as suas vantagens, mas é importante que você avalie os pontos relacionados ao que você necessita.
Para isso, propomos um jogo rápido: listamos abaixo 8 critérios de avaliação para que você saiba quem ganha em cada um deles. Casa ou apartamento: confira agora o que é melhor para você e para a sua família!
Conforto
O conforto é um quesito extremamente necessário para as pessoas, e pode ser encontrado tanto em casas quanto em apartamentos. Ambas as opções apresentam variedades o suficiente para que você defina o que é mais confortável para si mesmo e para os seus familiares.
Escolha nesse critério: empate.
Comodidade
O apartamento tem mais comodidades que a casa, pois como ele está situado sempre dentro de um condomínio, a equipe de serviço e os itens que existem nesse espaço colaboram para que os moradores enfrentem menos problemas. Carrinhos de supermercado para carregar as compras, alguém para receber as correspondências e entregas, zelador para verificar problemas, porta da garagem com controle remoto ou porteiro são algumas das vantagens.
Escolha nesse critério: apartamento.
Espaço
Sim, as casas são mais espaçosas que os apartamentos. Além disso, as casas permitem reformas que ampliam os espaços internos, o que não pode ser feito em um apartamento. Outra vantagem da casa em relação ao espaço é que os animais de estimação têm onde correr, e as plantas ganham um cantinho só delas. Dependendo da estrutura do condomínio, os animais de estimação ganham um Pet Place para que possam brincar com os seus donos.
Escolha nesse critério: casa.
Lazer
No quesito lazer, o apartamento é imbatível. Dependendo do condomínio, são tantas opções que você consegue se perder lá dentro. Tem piscina, salão de jogos, quadras de futebol. tênis, basquete, área para caminhadas e parquinho para a garotada. Os condomínios, por menores que sejam, sempre apresentam boas opções de lazer para toda a família.
Escolha nesse critério: apartamento.
Privacidade
Não podemos deixar de valorizar esse aspecto quando temos uma casa. Os apartamentos até possibilitam privacidade, mas até um determinado ponto. Em casa, você fica mais à vontade, pode pendurar o varal de roupas onde quiser e não se preocupar tanto em fazer barulho e incomodar os vizinhos.
Escolha nesse critério: casa.
Socialização
Pelo fato de estarem situados em condomínios, os apartamentos têm mais opções de socialização do que as casas. Nos prédios, é muito comum encontrar outros moradores nas áreas de convívio e poder estabelecer novas relações. As crianças, por exemplo, fazem amiguinhos no playground, na piscina e na brinquedoteca. Essa socialização, quando moramos em uma casa, acontece somente depois de um certo tempo.
Escolha nesse critério: apartamento.
Preço
As casas possuem um preço superior em relação aos apartamentos, pois a variedade de imóveis em prédios é bem maior. Isso também acontece pelo fato das casas serem construídas em terrenos maiores, com mais espaço. O IPTU passa a ser mais caro e a própria manutenção do imóvel é maior.
Escolha nesse critério: apartamento.
Segurança
O aumento nos casos de violência assolam tanto quem mora em casa quanto em apartamento, porém, nos condomínios, o esforço coletivo prova-se mais eficaz no combate à criminalidade. A presença de porteiros e seguranças, além da maior circulação de pessoas, inibe a ação dos bandidos. A presença de câmeras de segurança, cercas elétricas e portões automáticos também tornam os apartamentos menos visados do que as casas — que, quando estão localizadas em ruas menos movimentadas, passam a ser alvos em potencial.
Apartamentos também já podem ser vendidos com diversos itens de acessibilidade, tais como piso antiderrapantes, barras laterais e janelas prontas para receber telas.
Escolha nesse critério: apartamento.
Resultado final: apartamento
O apartamento é a opção melhor para você e para a sua família. Apesar de, nem sempre, ser tão espaçoso quanto uma casa ou não ter o nível de privacidade que ela tem, o apartamento é mais seguro, tem mais opções de lazer e de preço, além de ser confortável e cômodo.
E você? Já decidiu em qual dos dois pretende morar? Deixe um comentário!