Quanto mais tomadas sua casa ou apartamento tiverem, menor a chance de você precisar de um objeto que é conhecido como “T”, benjamim ou extensão para utilizar os seus aparelhos eletrônicos. Mas nem sempre isso acontece. Esses objetos se tornam necessários muitas vezes e, apesar de práticos, exigem certos cuidados para garantir a segurança em casa, a fim de evitar problemas como incêndios, choques e curtos-circuitos.
Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas de como evitar problemas com esses acessórios e manter um lar tranquilo. Acompanhe!
Não os sobrecarregue
Essa é provavelmente uma das regras mais importantes a se seguir. Nunca sobrecarregue seus benjamins com uma corrente de energia que eles não são capazes de suportar. Isso pode gerar um superaquecimento e ser o pontapé inicial para um grande incêndio.
Verifique a corrente nominal do “T” antes de ligar os objetos, a maioria permite uma corrente de 13 amperes (A), mas alguns são classificados em apenas 10 A ou menos. Assim, não conecte aparelhos que, juntos, irão exceder a corrente máxima indicada.
Tenha cuidado com líquidos
Outra regra importante para a segurança em casa é manter os “Ts” e todos os dispositivos elétricos longe de líquidos. Quando você está na cozinha ou no banheiro, por exemplo, certifique-se de manter seus aparelhos elétricos longe da água e manuseá-los com as mãos secas.
Muitos líquidos são grandes condutores de energia elétrica e assim, formam uma péssima combinação com os benjamins, pois além de danificar os aparelhos levando a curtos-circuitos, podem causar um tremendo choque.
Desligue aparelhos que você não está usando
Quando você terminar de usar ou quando não estiver usando um aparelho elétrico, certifique-se de desligá-lo do benjamim. Por exemplo, se você terminar de usar o carregador do celular, certifique-se de desligá-lo, ou se estiver usando objetos que geram calor, redobre a atenção.
Muitas vezes, temos o hábito de deixar os objetos ligados por horas a fio, o que pode ser prejudicial e causar acidentes. Para manter o ambiente seguro, verifique com certa frequência, ao sair de casa, se tudo está desligado.
Faça manutenções regulares
Sempre monitore a condição de suas tomadas, cabos e benjamins. Muitos problemas ficam aparentes e são facilmente resolvidos como pinos tortos, fios descascados, superfícies rachadas, fios torcidos e até cheiro de queimado.
Porém, nem sempre essas falhas são aparentes e estão relacionadas à corrente elétrica que chega até os “Ts” e à fiação que se encontra atrás das paredes. Independentemente do caso, se você encontrar qualquer problema, chame um eletricista licenciado para corrigi-lo e não tente repará-lo sozinho.
Considere mudar-se para um ambiente mais seguro
Se você está insatisfeito com o lugar antigo em que mora, crescendo com a família e pretende investir em um imóvel maior e melhor, considere mudar-se para um apartamento mais seguro. Existem empreendimentos residenciais que contam com uma infraestrutura projetada para evitar acidentes domésticos.
Sistemas contra choques em todos os pontos elétricos, detectores de fumaça em caso de incêndios e tomadas extras para evitar o uso de benjamins e sobrecarga da fiação são apenas alguns exemplos desses projetos que prezam pela segurança em casa.
Por mais que você se esforce, acidentes domésticos são recorrentes e contar com um ambiente seguro e projetado para tal fim diminui drasticamente as chances deles acontecerem. Fique atento a esses pequenos detalhes que explicamos aqui e redobre a atenção quando tiver crianças e animais em sua residência!
Esperamos que essas dicas sejam úteis a você na hora de manter a segurança em casa. Lembre-se que a J. Simões tem esse cuidado e possui o programa “Mais seguro”,que garante que seu novo imóvel tenha diferenciais que evitam acidentes domésticos e que trazem muito mais segurança ao seu dia a dia.
Caso tenha gostado do post, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais!