Você já pensou em como a decoração pode afetar o espaço dos cômodos da sua casa? Apesar de parecer uma tarefa simples na teoria, decorar um espaço requer atenção e cuidados!
É claro que alguns erros são inevitáveis. Afinal, não somos profissionais. Porém, é possível evitar alguns equívocos que fazem com que o ambiente pareça menor do que realmente é. Quer saber como? Então confira 5 erros de decoração que fazem a sua casa parecer menor e aprenda a evitá-los!
Sofás de canto em ambientes pequenos
Esse é um dos erros mais comuns: o sofá em L dá uma ideia errônea de melhor aproveitamento do espaço. Eles são considerados atalhos, pois são dois sofás em um. Dessa forma, nos levam a crer que possuem um tamanho menor, mas não é bem assim.
Esse tipo de sofá ocupa muito espaço, pois não pode ser colocado em qualquer lugar, além de ser estático. Assim, se você possui uma sala pequena na sua casa, opte por sofás individuais, com, no máximo, um complemento de poltrona. Você conseguirá aproveitar melhor o espaço, além de poder movimentar o sofá sempre que necessário.
Distribuição dos móveis
É outro erro muito comum! Quanto menor o local, mais próximos os móveis estão uns dos outros. Uma outra forma de dispor os móveis é encostando-os nas paredes, deixando o centro do ambiente totalmente vazio.
Essas ideais nos dão a ilusão de que o local desocupado está maior, mas na verdade, esse tipo de disposição impossibilita a otimização do espaço. Uma dica é colocar os móveis mais afastados da parede, formando grupos estratégicos — não se esqueça que o resultado deve ser agradável! Isso dará a sensação de que as paredes estão mais distantes, aumentando o espaço visual.
Exageros nos objetos de enfeite
Antes que você entenda mal, não queremos abolir aqui todo o tipo de enfeite. Afinal, eles são essenciais para a beleza e para a alegria do ambiente. Porém, é preciso saber quando parar de decorar.
Sobrecarregar os móveis com enfeites resulta na impressão de que o ambiente está lotado e, consequentemente, com pouco espaço. Procure sempre selecionar o que realmente é necessário. Porém, se você precisa de todos os enfeites, disponha de um móvel para guardá-los, como uma cristaleira, deixando o espaço menos carregado.
Uso de cores fortes
As cores influenciam diretamente na dimensão visual do ambiente. As mais escuras nos dão a sensação de que os espaços são pequenos e sem iluminação. Para locais menores, a dica é sempre usar cores mais claras, que dão a impressão de mais espaço e luz. Se possível, permita que o sol adentre no local: ele fará com que o ambiente pareça maior.
Má iluminação
Esse é um erro que está diretamente relacionado ao item acima: assim como as cores escuras, a má iluminação dá a ilusão de que os espaços são menores. Em geral, as pessoas colocam somente um ponto de luz no teto, fazendo com que a iluminação fique centralizada demais.
Para reverter essa situação, coloque cerca de três luminárias e as distribua pelo cômodo. A luz rebaterá nas paredes e clareará até os cantos mais escuros, melhorando a dimensão visual.
Percebeu como a decoração pode influenciar no tamanho do ambiente? Conhece mais erros de decoração que não colocamos aqui? Então não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!