As crianças enchem nossas vidas de alegria e também mudam todo o universo ao redor delas. Por isso, é preciso muita atenção com a estrutura e organização doméstica, que além de conforto precisam oferecer segurança contra acidentes domésticos.
Até os dois anos de idade, os pequenos costumam explorar o mundo através de experiências sensoriais, ou seja, colocando a boca, mordendo, mexendo com as mãozinhas sem saber, no entanto, como distinguir o que representa um perigo para ela. À medida que crescem e dominam seus movimentos, querem correr pela casa e desafiar as capacidades recém-adquiridas.
Para que você fique mais tranquilo nessas fases, separamos algumas dicas para ajudar na prevenção de acidentes domésticos que vão permitir que seus filhos se divirtam e desbravem o mundo de forma segura dentro de casa. Confira!
Priorize pisos antiderrapantes
Os pisos antiderrapantes são os ideais para as crianças não caírem. Caso o da sua residência não seja e lhe for possível, troque. Evite pisos lisos e encerados pois eles podem causar escorregões e quedas, principalmente para as crianças que costumam andar de meias.
Não deixe tapetes soltos
Tapetes soltos também podem causar acidentes. Coloque uma parte embaixo do móvel central e cole a outra extremidade no chão com fita dupla face.
Reforce a proteção com as tomadas
Certifique que todas as tomadas são de orifícios recuados conforme legislação vigente ou use protetores de tomadas. Evite sobrecarregar as tomadas com os “T”. Além de chamar atenção das crianças, é um perigo para toda família. Apartamentos mais modernos e inteligentes são entregues com um número maior de tomadas para evitar esta prática.
Redobre a segurança na cozinha
Não cozinhe com crianças no colo, lembre-se de desligar o gás sempre que terminar de cozinhar e deixe panelas com o cabo para dentro do fogão. Objetos cortantes, bebidas alcoólicas devem ficar em gavetas e armários com travas. Algumas famílias permitem que as crianças abram a geladeira, e por isso devem deixar frutas e alimentos infantis nas prateleiras mais baixas.
Potes de vidro, itens de limpeza e objetos que chamem atenção da criança devem ficar fora de alcance e da visão, seja em armários com travas ou longe da borda das bancadas evitando que elas tentem puxar.
Restrinja o acesso a piscinas e hidromassagens
Mantenha a piscina ou hidromassagem cobertas quando não estiverem sendo utilizadas e instale um portãozinho de segurança para a entrada e saída das crianças evitando acidentes domésticos na área da piscina ou de banho. Crianças abaixo de 2 anos podem se afogar com apenas de 2,5 cm de água.
Tenha atenção com a área de serviço
Armazene produtos de higiene e limpeza em armários fechados e altos e não reutilize embalagens com produtos diferentes. O ferro de passar e a tábua devem ser guardados presos a suportes ou dentro dos armários.
A ingestão de produtos de limpeza constitui a principal causa de intoxicação em crianças, conforme pesquisa do SINITOx (Sistema Nacional de Informações Tóxico-farmacológicas). Por isso, a atenção deve ser redobrada. O mesmo vale para o armazenamento de medicamentos.
Considere mudar a decoração da casa
Não coloque sofás e móveis altos próximos às janelas para evitar que sejam escalados. A televisão também deve ser instalada fora do alcance das crianças e apenas acionadas pelo controle remoto para evitar os acidentes domésticos com a queda do aparelho em cima das crianças.
Protetores de quinas são necessários em móveis que estejam na altura das crianças e possam machucar no caso de uma colisão.
É possível também investir em tecnologias para a segurança do lar que contemplem a vigilância por câmeras de vídeos, detectores de fumaça e sistemas que evitam o choque elétrico. Essas defesas resguardaram não só toda a família, como o patrimônio. E não se esqueça das telas de proteção nas janelas de todos os cômodos!
Mesmo evitando os acidentes domésticos, a supervisão em tempo integral nunca pode ser dispensada. Seu filho já conseguiu driblar suas estratégias de segurança? Comente e converse conosco e com nossos leitores trocando experiências!