Comprar um apartamento na planta é uma boa forma de realizar o sonho do imóvel “zero”, com tudo novinho e cheirinho de casa nova. No entanto, os riscos de comprar um imóvel que ainda não existe devem ser muito bem avaliados antes de assumir um compromisso financeiro desse porte.
Antes de empenhar as suas economias e esperar anos pela concretização desse sonho, até que o imóvel fique pronto, é prudente tomar medidas preventivas e exercer o seu direito de consumidor para evitar problemas.
Quando feita com critério, a aquisição de um apartamento na planta é um ótimo negócio, repleto de vantagens. Veja como fazer essa compra sem perigo.
Quando há riscos em comprar um apartamento na planta?
Na verdade, só há riscos em comprar um apartamento na planta quando a construtora ou incorporadora não é uma empresa confiável, ou seja, se a empresa não tem uma boa reputação, não é idônea e não entrega imóveis de qualidade. Caso contrário, só há vantagens em comprar um imóvel na planta.
Quando a empresa é nova e ainda não está estabelecida no mercado também é necessário ter cuidado, já que, provavelmente ainda não há um grande portfólio de obras entregues para ser analisado, nem um longo histórico de relação com clientes para ser avaliado.
Como averiguar se a construtora é confiável?
É possível reduzir os riscos de comprar um apartamento na planta conhecendo bem todas as empresas envolvidas na negociação: construtora, incorporadora, agente financeiro etc.
Infelizmente, há inúmeras fraudes e práticas comerciais no mercado de imóveis que prejudicam o consumidor, por isso, a informação é a melhor prevenção.
Para evitar os riscos mais comuns na hora de comprar um apartamento na planta é importante deixar a impulsividade de lado e investir um tempinho fazendo algumas pesquisas fundamentais sobre certos aspectos, como:
- Reclamações de entrega de apartamento com defeitos ou vícios de construção;
- Registros de entrega de apartamento diferente do que foi vendido;
- Eventuais irregularidades na documentação do imóvel;
- Possíveis indícios de risco de falência da construtora;
- Casos de golpes da incorporadora;
- Histórico de atrasos em obra.
Onde pesquisar?
Consulte as informações da construtora/incorporadora e também do imóvel que você pretende comprar junto aos órgãos públicos referenciados como a Junta Comercial da sua cidade e o Cartório de Registro de Imóveis.
Pesquise o histórico da empresa nos órgãos de defesa e nas associações de proteção e orientação ao consumidor, como PROCON e IDEC.
Também verifique a opinião de outros clientes sobre a construtora/incorporadora em sites como o Reclame Aqui, que reúne reclamações e casos de insatisfação de consumidores.
Como se proteger ao comprar um apartamento na planta?
Além de se informar para escolher uma boa construtora/incorporadora, é recomendável guardar toda a documentação relacionada ao processo de compra do imóvel, desde o início. Isso inclui panfletos, fotos de maquetes, e-mails trocados com o agente imobiliário, entre outros.
Também é importante registrar o Contrato de Compra e Venda do Imóvel com base no Memorial Descritivo da Obra, em cartório. Assim, caso seja necessário comprovar o que foi combinado na transação, você terá tudo documentado como prova.
Agindo com cautela na hora de comprar um apartamento na planta, você pode ficar tranquilo para usufruir das várias vantagens que comprar um imóvel novinho em folha oferece, como:
- Comprar um bem de alto valor com preço mais em conta do que um imóvel pronto;
- Ter mais tempo para se organizar financeiramente para pagar o apartamento;
- Poder personalizar o apartamento conforme as suas preferências;
- Aproveitar condições de pagamento mais facilitadas;
Gostou desse artigo sobre os riscos de comprar um apartamento na planta?
E você? Está procurando um imóvel na planta para realizar o sonho de morar no que é seu?
A Construtora J. Simões tem mais de 30 anos de experiência e conta com um histórico incrível de clientes satisfeitos, por conta do cumprimento dos prazos e qualidade de seus empreendimentos. Conheça os imóveis disponíveis.