O financiamento bancário pode ser a melhor alternativa para comprar o seu apartamento, dependendo da sua fase de vida. O receio mais comum a respeito do financiamento bancário é sobre conseguir pagar o compromisso financeiro a longo prazo.
Para ter tranquilidade ao tomar a decisão de fazer um crédito imobiliário, é preciso se organizar e fazer um bom planejamento financeiro.
Confira algumas dicas de como você pode se preparar para realizar o sonho de morar em um imóvel próprio e conseguir pagar o financiamento bancário sem se atrapalhar.
Orçamento doméstico
O primeiro passo antes de dar entrada em um financiamento bancário é organizar o orçamento da família.
Um orçamento doméstico organizado é baseado em:
1. Classificação de despesas e receitas
-
Identificar quais são as despesas mensais e eventuais da família, aquelas que acontecem apenas em períodos específicos do ano, como IPVA, IPTU etc.;
-
Perceber quais custos podem ser “cortados” ou reduzidos em uma situação de emergência e o que é gasto essencial;
-
Calcular o valor líquido da renda familiar.
2. Equilíbrio financeiro
Sabendo direitinho quanto, quando e você recebe e como gasta o seu dinheiro, fica fácil identificar se a administração do seu orçamento está sendo bem feita ou não. A conta é simples: não deve sair mais dinheiro do que entra.
3. Fundo de reserva
Além de haver equilíbrio entre a entrada e saída de dinheiro no orçamento doméstico, é fundamental que “sobre” dinheiro no orçamento mensal da família para compor um fundo de reserva, uma poupança para os imprevistos e situações emergenciais.
4. Planejamento financeiro
A partir do orçamento doméstico mensal bem organizado, é possível fazer um planejamento financeiro para avaliar a sua capacidade de pagamento de um financiamento bancário de longo prazo.
Inclua no seu planejamento financeiro o valor das parcelas de financiamento e também a previsão de todas as despesas relacionadas à compra do imóvel, como:
-
Custos de documentação;
-
Reforma/acabamento;
-
Seguro do imóvel;
-
Taxas e impostos;
-
Condomínio;
-
Mudança;
-
Mobília.
Com base nesta estimativa você consegue saber como vai ficar a sua vida financeira a partir do financiamento imobiliário.
Recursos alternativos para o financiamento bancário
Caso você identifique que ainda não é o momento de assumir um financiamento imobiliário com o orçamento doméstico atual, considere algumas variações no seu planejamento financeiro para que o financiamento seja possível.
1. Fundo de Garantia
Consulte se você tem saldo do FGTS e considere utilizar este valor para dar entrada no apartamento. Reduza o valor total do valor a ser financiado e diminua o valor ou prazo de pagamento das parcelas. Lembre-se que a cada dois anos você pode fazer um novo abatimento do saldo devedor com o seu FGTS.
2. Patrimônio atual
Avalie se há possibilidade de aumentar a capitalização, vendendo bens como carro, moto etc. Outra possibilidade é dar outro imóvel como parte do pagamento do novo apartamento, diminuindo também o valor da mensalidade do crédito.
3. Renda extra
Verifique se é possível aumentar a renda familiar a partir de atividades extras, trabalho remoto, freelancer, prestação de serviço eventual etc. Ao aumentar a margem de segurança do seu orçamento doméstico fica mais fácil assumir as prestações.
4. Aplicações financeiras
Ao utilizar este recurso, compare o rendimento atual das suas reservas financeiras e a relação ao abatimento do financiamento. Veja se é uma estratégica economicamente interessante para reduzir o valor total financiado.
5. Disciplina
Esta é a palavra-chave para qualquer plano na vida, inclusive, para a compra do imóvel próprio.
Comprometa-se com o seu planejamento financeiro para conseguir pagar direitinho o compromisso assumido e colha os frutos de morar no que é seu com tranquilidade.
Faça uma reflexão se esta é a hora de comprar o seu apartamento, organize seu orçamento doméstico e faça um bom planejamento financeiro para comprar o seu apartamento e morar no que é seu.
Precisa de mais informações para avaliar se vai fazer um financiamento bancário e conseguir pagar direitinho?
Leia outros posts sobre as formas de comprar o seu imóvel e conheça o nosso blog.