Cuidar da família é essencial, e a segurança em casa vem sempre em primeiro lugar. Por isso, cada vez mais pessoas investem em câmeras de monitoramento interno para garantir tranquilidade e bem-estar para todos.
Com essa tecnologia, é possível acompanhar tudo o que acontece em casa, mantendo a privacidade dos seus entes queridos. As imagens podem ser acessadas de qualquer lugar, 24 horas por dia.
Quer saber como funcionam as câmeras de monitoramento interno e como elas podem contribuir na segurança da sua família? Então, fique ligado nestas dicas!
Como funcionam as câmeras de monitoramento interno?
As câmeras são instaladas em pontos estratégicos da casa, privilegiando entradas, áreas comuns e corredores.
As câmeras tradicionais são ligadas a um circuito fechado de TV (CFTV). Esse circuito é composto, além das câmeras, de um equipamento que armazena as imagens. Tudo isso é ligado à internet, possibilitando que as imagens sejam acessadas a qualquer momento.
Como é possível acessar as imagens?
Com a internet, aquela velha sala de controle pode ficar no passado. As imagens do CFTV são armazenadas em nuvem e podem ser acessadas remotamente.
Além de ficarem disponíveis em nuvem, elas também podem ser armazenadas em um computador na sua casa, dando total liberdade para que você escolha a forma de acesso mais conveniente.
Quando estão na nuvem, elas podem ser acessadas tanto por um computador quanto por um smartphone ou tablet. Dependendo do fabricante e da empresa que instala os sistemas, pode-se utilizar o navegador de internet ou um aplicativo específico para esse fim.
Ou seja, você pode visualizar as imagens da sua casa a qualquer momento, de qualquer lugar do mundo.
Por que elas são úteis?
Antes de mais nada, sabemos que a criminalidade está presente em nosso país com taxas maiores do que gostaríamos. O uso de câmeras certamente tem potencial para inibir a ação de criminosos em sua residência.
Para quem tem filhos pequenos, familiares idosos ou animais de estimação e precisa passar a maior parte do dia fora de casa, sempre fica aquela dúvida: será que eles estão bem?
Com as câmeras de monitoramento interno, essa preocupação deixa de existir. Você pode checar a situação em casa quando quiser.
Quais são os cuidados necessários?
É claro que sempre surgem algumas dúvidas quanto às possíveis desvantagens dos sistemas tecnológicos. Com as câmeras não é diferente. Porém, tomando alguns cuidados, é perfeitamente possível manter a praticidade e a confiabilidade delas. Confira!
Instalação
Sempre que possível, programe-se para deixar o sistema funcionando já durante a construção de seu imóvel. Assim você evita ter que fazer reformas ou procurar soluções alternativas mais tarde. Considere a instalação de câmeras sem fio caso prefira praticidade.
Inclusive, as construtoras modernas e alinhadas às tendências atuais já disponibilizam imóveis equipados com sistemas de monitoramento na J.Simões, no Mais Seguro Plus, o apartamento já é entregue com pontos de câmera de segurança instalados para sua maior praticidade.
Privacidade
Pense também na privacidade da sua família ao instalar câmeras. Jamais filme banheiros e evite colocar câmeras no quarto do casal. Todos os habitantes devem ser avisados da presença das câmeras.
Se houver funcionários trabalhando no imóvel, eles também devem ser informados sobre o monitoramento. De preferência, escreva sobre as câmeras no contrato de trabalho, para evitar qualquer reclamação ou ação na justiça.
Como você viu, as câmeras de monitoramento interno são uma excelente ideia para trazer tranquilidade para você e sua família. Afinal, investir em um lar moderno e seguro é a melhor forma de cuidar das pessoas que você ama!
E você, o que acha das câmeras? Já pensou em usar essa tecnologia? Deixe um comentário e conte para a gente!