Adquirir um imóvel é um sonho de consumo para as famílias brasileiras. Melhor ainda é a fase de decoração desse bem tão desejado. Os cuidados com a iluminação não podem ser deixados de lado, pois esse é um item que realmente valoriza a ambientação, além de estar relacionado a questões como economia e conforto.
No post abaixo, listamos 4 maneiras para você decorar a casa usando a iluminação adequada, de modo a torná-la um lugar aconchegante e acolhedor. Confira!
1) Saiba escolher o tom
Iluminar significa tornar claro um ambiente pouco ou mal iluminado. Por isso mesmo é que a escolha da tonalidade da luz é um dos requisitos a ser observado com atenção. Não basta achar que um determinado tom de luminosidade trará charme e beleza. É necessário atrelar esta escolha ao uso que será dado ao cômodo.
Em locais de repouso como o quarto, recomenda-se o uso de lâmpadas de cor amarelada, pois elas remetem a sensação de aconchego. Se no quarto houver uma bancada de escritório para leitura, é possível adotar um ponto de luz específico, focado e direto, através de um abajur.
Para os lugares em que serão realizadas atividades de limpeza como cozinha, banheiros e áreas de serviço, o mais adequado é escolher luzes de tonalidade branca. Elas fornecem mais luminosidade, o que facilita a realização das atividades.
2) Fique atento para a disposição e o tipo da iluminação
Além da cor, é preciso estar atento ainda à disposição e o tipo das luminárias nos ambientes.
Nos quartos, é interessante a adoção de luminárias do tipo plafon, que proporcionam certa opacidade à luz, gerando assim uma agradável sensação de conforto.
Em salas de jantar, recomenda-se uma iluminação focada na mesa onde serão servidas as refeições. A opção é o uso de lustres ou luminárias pendentes que podem variar de acordo com o tamanho da mesa.
Já em salas de estar, além do ponto central, sugere-se a inserção de alguns pontos de luz específicos, que podem servir tanto para realçar um elemento da decoração, como para direcionar a luminosidade para atividades específicas, através do uso de abajures de piso, por exemplo.
Uma outra opção para este cômodo é usar fitas de led embutidas em sancas no teto. Esta é uma das mais modernas tendências no que diz respeito a iluminação, trazendo beleza e funcionalidade. Elas estão disponíveis em várias cores e tem custo relativamente baixo.
3) Faça a iluminação trabalhar a seu favor
Em tempos de crise, toda e qualquer medida para economizar energia elétrica é bem-vinda. Pensando nisso, é preciso buscar soluções que tragam estilo e economia ao mesmo tempo.
Mas como conseguir isso? Elimine de vez as ultrapassadas lâmpadas incandescentes. Adote lâmpadas fluorescentes ou de LED. Elas custam um pouco mais caro em comparação às tradicionais lâmpadas incandescentes, mas esse gasto inicial é compensado se comparado com a economia que esse tipo de lâmpada proporcionará ao longo do tempo. Só para se ter uma ideia, essa troca pode representar uma redução de cerca de 70% na conta de energia, fato este que, por si só, já é um bom motivo para adotar essa mudança.
4) Ilumine e decore ao mesmo tempo
É possível tirar partido da iluminação integrando-a aos espaços com dupla função: trazer claridade e beleza. Uma forma de agregar essas duas funções é ornamentar o cômodo com luzes, utilizando lâmpadas com design inovador, que podem substituir luminárias ou abajures. Assim, elas cumprirão o seu papel e ainda trarão um design contemporâneo e funcional.
Até mesmo as lâmpadas queimadas podem ser utilizadas, ganhando um novo uso. Elas podem ser reaproveitadas, transformando-se em charmosos vasinhos para plantas ou até mesmo um mini aquário. Além de ser uma dica sustentável para decorar sua casa, traz um “quê” de originalidade aos espaços.
Você sabe de outras dicas sobre iluminação? Use o espaço de comentários logo abaixo ou compartilhe nas mídias sociais. Para receber textos interessantes e gratuitos como este, cadastre-se e assine a nossa newsletter!
Conheça os empreendimentos J.Simões Engenharia: www.jsimoes.com.br/imoveis