A aquisição de uma propriedade é um momento muito feliz na vida da grande maioria das pessoas, pois isso significa mais segurança, tranquilidade e independência. No entanto, como é uma transação de valor elevado, é fundamental conhecer algumas dicas para financiar imóvel sem problemas.
Existem alguns detalhes que, quando bem observados, podem fazer com que tudo flua de um jeito muito mais sereno e tranquilo. Ficou interessado? Quer descobrir como fazer isso? Então confira atentamente o conteúdo que preparamos a seguir:
1. Analise o seu orçamento doméstico
O primeiro passo para financiar imóvel sem problemas é analisar com atenção o seu orçamento doméstico. Muitas pessoas acham que dominam completamente as suas finanças, mas o fato é que isso não é necessariamente uma verdade. O ordenado bruto, por exemplo, costuma ser muito diferente do que efetivamente entra na conta.
É preciso descontar todas aquelas despesas que são imutáveis. O plano de saúde, o aluguel e a escola das crianças são fixos. Já gastos com supermercado, gasolina ou telefone podem variar e você deve reduzi-los.
Somente depois de conhecer todas as saídas e subtrai-las do seu rendimento é que você sabe efetivamente quanto terá para arcar com as prestações do empréstimo para compra da sua propriedade. E então poderá partir para o passo seguinte.
2. Pesquise as melhores taxas e condições
Tendo consciência de quanto você efetivamente tem disponível, é hora de pesquisar as melhores taxas e condições em vários bancos. É preciso ter em mente que os valores e as taxas de juros podem mudar absurdamente de uma instituição para outra e somente com uma boa busca você pode achar as melhores oportunidades. Os bancos particulares, por exemplo, são muito indicados para quem já é correntista ou quem possui boa estabilidade de emprego.
3. Faça diversas simulações
Depois de pesquisar as taxas e condições de diversos bancos diferentes, chegou a hora de selecionar as melhores opções encontradas e então fazer uma simulação. Diversas dessas instituições disponibilizam essas ferramentas nos próprios sites, mas, no caso de dúvidas, você pode pedir ajuda do gerente.
Procure testar as diferentes linhas de crédito disponíveis, projete o valor das prestações já com as taxas de juros incluídas, veja o quanto você precisará comprovar de renda para aprovar o valor que está pleiteando. Utilize o máximo de possibilidades oferecidas pelos simuladores, de maneira que você fique mais seguro ao assinar o contrato.
4. Considere as despesas extras
Por fim, considerar as despesas extras é a dica derradeira para financiar imóvel sem problemas. Muitas pessoas pecam nesse aspecto, pois apenas consideram o valor das prestações e acham que podem arcar com elas sem maiores dificuldades. No entanto, isso é um tremendo erro.
Mantenha ao menos uma quantia de 5% do total da propriedade em sua conta para eventuais gastos com registro do imóvel e custos de cartório. Algumas contas também precisam entrar nessa equação, incluindo a taxa de condomínio em apartamentos nas grandes cidades.
Essas são algumas das melhores dicas para financiar imóvel sem problemas! Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário aqui no blog!