Mudar para um imóvel melhor é sempre uma alegria, e claro, o sonho de muitos. Entretanto, algumas pessoas têm verdadeira aversão à mudança, afinal, é um processo trabalhoso que quando não realizado corretamente se transforma em um verdadeiro pesadelo.
Para minimizar o estresse e evitar dor de cabeça na hora da mudança é preciso planejamento, organização e empenho. Contar com a ajuda de profissionais qualificados, fazer um agendamento prévio do horário e do dia da mudança, embalar os pertences corretamente e evitar deixar as tarefas para ultima hora, são algumas dicas que podem te orientar a fazer uma mudança sem estresse. Quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso post na íntegra!
1) Faça planejamento e envolva a família
Para uma mudança bem-sucedida todos precisam estar envolvidos. Portanto, converse com a família e delegue funções a cada um deles. O ideal é que cada um fique responsável por uma tarefa, como organizar os livros, brinquedos, os utensílios frágeis, contratação de transportadora, dentre outras. Faça um cronograma detalhado das atividades.
2) A mudança está de mãos dadas com o desapego, portanto coloque em prática
Verifique tudo que está entulhando os armários, como roupas e sapatos. Além disso, faça uma vistoria em toda a casa. Geralmente ao longo dos anos vamos acumulando objetos sem utilidade.
O que pode ser útil para uma nova família ou para uma instituição de caridade, doe! Agora, se você precisa levantar uma graninha extra para ajudar na mudança, reúna os objetos e crie um bazar, nas redes sociais existem vários grupos de produtos usados que pode ser de grande ajuda.
3) Contrate uma transportadora confiável
Pesquisar sobre a transportadora é tão importante quanto buscar pelo melhor preço. Solicite orçamento de várias empresas e verifique as facilidades que elas oferecem. Algumas inclusive embalam todos os pertences de forma correta, fazendo com que você não precise ter uma preocupação a mais.
Para a sua tranquilidade, peça referência da transportadora antes de finalizar o contrato. O pagamento integral só deve ser feito após a execução do serviço, e não se esqueça de exigir a nota fiscal.
4) Fique atento ao horário da mudança
Se a mudança é para uma casa, geralmente o horário é livre, basta combinar com a transportadora. Entretanto, se a mudança for realizada para um condomínio, é necessário o agendamento do horário. Para apartamentos é importante também combinar com o síndico sobre a reserva e disponibilidade dos elevadores.
5) Embale corretamente os objetos
Se a transportadora não oferecer esse serviço é preciso colocar a mão na massa literalmente. Separe caixas de papelão, jornal e compre plástico bolha. Esse tipo de plástico é vendido em rolos de diferentes metragens e são encontrados em casas de embalagens.
Organize os pertences nas caixas, não se esquecendo de envolver os utensílios frágeis no jornal ou no plástico bolha.
Os eletrodomésticos devem ser limpos antes da mudança e redobre a atenção com a geladeira.
Dica: nas caixas com objetos de vidro ou frágeis escreva “Cuidado Frágil”, e deixe para colocá-los por ultimo no caminhão.
Os objetos pequenos de valor devem ser levados com você ou com outro integrante da família.
Por fim, verifique se não esqueceu nada e siga na frente para esperar a mudança!
Você sabe de outras dicas sobre mudanças? Use o espaço de comentários logo abaixo ou compartilhe nas mídias sociais. Para receber textos interessantes e gratuitos como este, cadastre-se e assine a nossa newsletter!
Conheça os empreendimentos J.Simões Engenharia: www.jsimoes.com.br/imoveis