Junto aos planos de casamento, uma das maiores dúvidas das pessoas diz respeito a comprar ou alugar imóvel. Afinal, o que é melhor? Sabemos que um dos grande sonhos que a maioria dos casais de noivos possui é, após chegarem da lua de mel, entrarem em uma bela casa própria, na qual passarão vários anos ao lado da pessoa amada.
No entanto, devido aos elevados valores envolvidos, adquirir um imóvel é um grande desafio, sendo bastante comum que as pessoas busquem alternativas no mercado para realizar o investimento.
Mas nem sempre contratar um financiamento é a melhor opção. Continue a leitura deste artigo e descubra se para você é melhor comprar ou alugar um imóvel.
Quando alugar é a melhor opção?
Apesar de nossa cultura considerar importante ter uma casa própria, em algumas situações, é preferível morar de aluguel do que financiar um imóvel.
Quando se faz um empréstimo com um prazo de mais de 30 anos, dependendo dos juros contratados.
Sem contar que é comum o fato de que as prestações do empréstimo sejam mais caras do que o valor cobrado por um aluguel de imóvel similar.
Em situações assim, o melhor que se deve fazer é realizar um planejamento financeiro a longo prazo, acumulando o valor economizado no aluguel para usá-lo futuramente na compra de seu imóvel.
Dessa maneira, você terá as vantagens de pagar um valor maior de entrada, menor quantidade de prestações e contratar juros menores.
Uma boa dica para saber a melhor opção para você é fazer simulações, com o uso de calculadoras, por exemplo.
Quando comprar é a melhor opção?
Financeiramente falando, apesar de alugar ser algumas vezes uma opção mais viável em algumas situações, é comum muitas pessoas não abdicarem do sonho da casa própria.
Afinal, nada se compara à satisfação sentida ao assinar o contrato de compra de seu futuro lar, sem contar a sensação de segurança e a possibilidade de modificar o imóvel da maneira que bem desejar. Essas são algumas das vantagens de que as pessoas não abrem mão.
Caso você tenha todo o dinheiro necessário para realizar o investimento, pode ser uma boa opção comprar o imóvel.
Agora, se a opção for um financiamento imobiliário, é necessário fazer simulações e prever as vantagens obtidas pela compra justificando o empréstimo.
Você deve considerar se a sua situação financeira suportará o pagamento das parcelas e se não irá mudar em um curto período de tempo.
Agora que você tem as informações necessárias para escolher entre comprar ou alugar imóvel, já pode traçar uma boa estratégia para o início de sua vida a dois. Quer estar ainda mais preparado? Então leia este artigo para aprender como escolher um bom apartamento.