Os alimentos funcionais colaboram para melhorar o metabolismo e prevenir problemas de saúde. O efeito terapêutico no organismo inclui alteração na composição de gorduras corporais, regulação da coagulação do sangue, estabilização de funções psicológicas, redução na absorção do colesterol, influência nas atividades digestiva e intestinal, dentre outras.
Grande parte dos componentes ativos que protegem a saúde estão presentes nos vegetais, frutas e cereais integrais, que devem ser consumidos preferencialmente em sua forma natural. Alguns exemplos de alimentos funcionais são: arroz, soja, trigo, milho, alho, azeite, castanha-do-pará, gergelim, linhaça e mel.
Uma dica para aderir a este tipo de alimentação é a substituição do consumo de carne bovina, embutidos e de outros produtos à base de carne vermelha por peixes ricos em ômega-3 ou pela soja e seus derivados, que são ricos em isoflavonas, compostos que ajudam na redução do colesterol ruim. Selecionamos alguns exemplos de componentes presentes nos alimentos funcionais, e onde podem ser encontrados para que você possa escolher quais deles incluir na dieta.
Betacaroteno
Ajuda a diminuir o risco de câncer. O betacaroteno pode ser encontrado na cenoura, mamão, abóbora, manga, damasco, espinafre e couve.
Isoflavonas
Ajudam a ameninar os sintomas da menopausa e TPM. A soja e seus derivados são fontes ricas de isoflavonas.
Ômega-3
Diminui o risco de doenças cardiovasculares, reduz os níveis de triglicerídeos e controla o colesterol total do sangue. O ômega-3 está presente em peixes de água fria, como salmão e truta, e óleo de peixes.
Probióticos
São microrganismos vivos que impedem que bactérias e outros micróbios causadores de doença se proliferem no intestino. Os probióticos são encontrados em iogurtes e leite fermentado.