O mercado imobiliário é um setor visto como uma forma segura de investimento. A competitividade na área não pára de crescer e a busca por diferenciais se tornou imperativa. Nesse contexto, as lajes planas são uma tendência bastante interessante.
Apartamentos amplos, vãos livres, beleza, funcionalidade e custo reduzido são características das obras que optam por essa tecnologia em construção.
Deseja saber mais a respeito? Continue a leitura!
O que é laje plana?
A laje plana, também chamada de laje plana tensionada, é uma estrutura de construção que tem uma espessura constante apoiada sobre pilares. O processo de tensionamento é feito com cordoalhas, o que dispensa a necessidade de vigas como elemento de sustentação e resulta em mais simplicidade na obra.
Após a execução dos pilares, a laje plana pode ser instalada em uma fôrma lisa e sem vigas, como se fosse uma espécie de tablado. Como o número de etapas é menor por não envolver a montagem de fôrmas e armações, o preço também acaba sendo reduzido, bem como o tempo gasto nessa fase.
Por que a laje plana é uma tendência?
Dentre inúmeros motivos, cabe destacar a questão da decoração. Como não existem vigas, arquitetos e decoradores podem trabalhar com qualquer layout, distribuindo as paredes sem se preocupar com as marcações que esse elemento de sustentação trazia.
Você gosta de imóveis amplos e que transmitam a sensação de espaço? Um apartamento com laje plana é ideal para você. Como reduz os gastos e até o prazo final de execução da obra, você tem mais m² por um custo menor e em menos tempo.
Quais são as vantagens da laje plana?
A primeira vantagem a ser lembrada é a redução da altura total da edificação, por conta da eliminação das vigas, o que permite apostar em mais andares e se traduz em maior custo: tanto com materiais de construção quanto com a fundação, em razão da diminuição do peso da estrutura.
Com menos pilares, podemos observar um aumento do espaço de vãos livres, conferindo uma liberdade muito maior para a para arquitetura, novas instalações e alvenaria. Como os processos de execução das fôrmas é mais simples, isso resulta na diminuição da mão de obra, aumentando a produtividade e a velocidade de execução.
Quais são as diferenças da laje plana para os outros tipos de lajes?
A principal diferença é que a laje plana dispensa o uso de vigas na sua estrutura. Porém, isso não é tudo. Como o conceito é relativamente novo por aqui, a construção conta com profissionais habituados a essa alternativa e que possam oferecer apoio tecnológico para execução de projetos estruturais do gênero.
É preciso gastar um pouco mais nas fôrmas, no treinamento da equipe e no planejamento de obra, mas todos esses gastos devem ser considerados um investimento, pois, com as lajes planas, a obra economiza em diversos outros aspectos e o resultado final acaba sendo consideravelmente melhor e mais valorizadodo que o que era obtido com lajes convencionais.
Agora que você já sabe mais sobre lajes planas, que tal entrar em contato com a nossa empresa e conhecer um imóvel real, com essas características? A gente se vê!