Os jovens das novas gerações estão mudando o mercado imobiliário e novas tendências de moradia veem surgindo nos últimos anos.
Na chamada geração X, que representa as pessoas entre 41 a 54 anos, a compra de uma casa ou apartamento era visto como prioridade, com espaços maiores para toda a família.
Hoje, as gerações Y, pessoas de 26 a 40, conhecida também como Millennials, buscam comodidade e optam por apartamentos compactos e com espaços compartilhados.
É o jeito de morar do futuro, com mais liberdade e facilidade que a vida moderna exige. Vamos falar a seguir sobre a nova forma de moradia das novas gerações.
Novas gerações optam por espaços compartilhados
Eles não andam de Uber porque consideram carro próprio um problema e um custo desnecessário e mudam de apartamento sem o menor apego.
Os jovens da nova geração são desprendidos e querem aproveitar a vida de forma mais leve e com muita liberdade. E isso está mudando o mercado imobiliário, que identificou a necessidade de criar empreendimentos com espaços compartilhados, compactos e que acabam gerando um custo bem menor.
É a chamada economia colaborativa entrando em ação por conta não apenas das necessidades econômicas, mas também por uma questão ideológica.
Vida prática e com mais comodidade
Os espaços residenciais compartilhados oferecem toda a comodidade de um apartamento tradicional, porém, a ideia aqui é deixar a vida mais prática possível. O conceito de Live&Work, por exemplo, é um exemplo do que as novas gerações estão buscando na hora de morar.
Por isso, os novos empreendimentos possuem espaços de coworking para trabalhar no mesmo local de moradia, áreas de lazer compartilhadas, espaços gourmet, áreas verdes, lavanderia e tudo o que possa facilitar o dia a dia.
Como podemos notar, o mercado imobiliário está se reinventando para atender a um público jovem com perfil bastante liberto das convenções tradicionais do passado. Eles querem uma vida livre para mudar sempre que quiserem.
Nômades digitais e oportunidade de investimento
Com a expectativa de crescimento de aluguel, que na verdade já uma realidade no momento, apresenta-se uma oportunidade para os investidores imobiliários.
Isso porque, com a mudança na forma de morar, novos estilos de vida também estão crescendo, como o nomadismo digital, que são pessoas que trabalham e viajam ao mesmo tempo.
Muitos preferem alugar por um tempo um apartamento para que possam ter mais privacidade e trabalhar com mais foco, coisa que um hotel não oferece.
Morar por um período de seis meses a um ano em um determinado lugar e optar por espaços compartilhados é uma filosofia de que juntos podemos dividir coisas e diminuir os custos.
As novas gerações acreditam que uma vida menos rígida e fora dos padrões e é muito mais interessante.
Além disso, vale lembrar que a existe em curso também uma mudança na estrutura familiar, com as pessoas casando cada vez menos e optando por não ter filhos ou apenas um único.
E você, acha interessante esse novo jeito de morar? Aproveite para ler outros conteúdos em nosso blog.